Porque são tão importantes, na atualidade, os conceitos de diversidade, inclusão e equidade nas empresas?
Mais importante do que a definição de cada conceito, é perceber que estes conceitos estão ligados pela sua própria natureza. Dependem, sem hierarquia, uns dos outros. Numa aplicação efetiva destes valores, como práticas e lema de qualquer empresa, não há diversidade sem inclusão, ou inclusão sem equidade. É fundamental compreender também que estes temas vão para lá das empresas. São valores essenciais que definem a sociedade de hoje como pilares fundamentais das sociedades desenvolvidas e, tal como nas empresas, são um fator determinante para o sucesso e para o futuro.
Vamos perceber porquê…
A Diversidade, Inclusão e Equidade tem como vantagem, inerente à sua definição, um olhar e um contributo diferente por parte de cada um. Isto porque cada pessoa tem uma perspetiva, que é formada pela sua experiência de vida, cultura, hábitos e costumes. Quer isto dizer que, uma organização composta por colaboradores com diferentes características é mais rica, polivalente, e por isso mais preparada e competente. Tem vantagem sobre outra, onde todos têm a mesma perspetiva e, em consequência, apresentam as mesmas soluções. Uma empresa composta por pessoas de diferentes gêneros, raças ou crenças, conseguirá apresentar soluções diferentes e acrescentar valor devido às sensibilidades de cada um. É importante referir ainda que, uma empresa que siga o princípio da equidade com os seus colaboradores está a cultivar a responsabilidade e a participação de todos de uma forma igual, onde o espírito de grupo e de pertença são uma consequência natural dessa decisão. Uma empresa que se identifique e que pratique estes valores tem uma vantagem competitiva na retenção e contratação de talentos. Sendo que as pessoas são peças indispensáveis para o desenvolvimento positivo de um negócio, é imperativo atrair e recrutar os melhores profissionais. Hoje em dia, este é um dos maiores desafios, não só porque o mundo laboral tem estado em transformação, mas também porque o cenário de pandemia da Covid-19 acelerou práticas como flexibilidade e requalificação de competências no dia a dia profissional. Face às dificuldades atuais, atrair e reter talentos exige, hoje, novas formas e metodologias de ação, entre as quais se devem incluir a aposta na diversidade, inclusão e equidade, pois são, sem dúvida, um fator chave de sucesso.
Outro ponto de igual importância é o facto de que, qualquer empresa que promova e aplique estes princípios tão nobres, com os quais todos nos identificamos, não está só a aumentar a sua produtividade, como também a assumir que é uma empresa atual e preocupada com o bem-estar dos seus colaboradores e da sociedade em geral. Estas são questões às quais as empresas têm vindo a prestar cada vez mais atenção, acompanhando a crescente preocupação dos consumidores e da sociedade com temas que outrora não eram considerados prioritários, mas que cada vez mais são decisivos nas escolhas dos consumidores. Temos como exemplos semelhantes os temas sobre o ambiente e a sua sustentabilidade, que não constavam nas agendas dos CEO’s, mas que nos dias de hoje são tidos em conta nas decisões e nas escolhas das organizações.
Pode concluir-se que, qualquer empresa que aposte na Diversidade, Inclusão e Equidade, está a aumentar a sua probabilidade de sucesso, quer pelo clima e cultura organizacional, que fomenta com todas as vantagens que daí advém, quer pela forma como se apresenta aos seus clientes, cada vez mais informados e preocupados com os efeitos das suas escolhas enquanto consumidores. A aplicação destes valores como cultura de qualquer empresa é, por isso, uma aposta ganha!